Kamiya dirigiu Bayonetta na PlatinumGames desde cerca de janeiro de 2007, e o jogo estava “mais ou menos completo” em 21 de outubro de 2009. O grupo desenvolveu para o console de jogos Xbox 360 da Microsoft, enquanto a Sega — com dados e suporte originais da PlatinumGames — contratou a Nex Entertaiment para portar o jogo para o PlayStation 3 da Sony. Mari Shimazaki, a designer de personagens do jogo, projetou os personagens para serem “fashionable”, com recursos “subdued”. Ela projetou a personagem titular para atender ao pedido de Kamiya por uma bruxa moderna e feminina que usa óculos e empunha quatro armas, e os dois se decidiram por seu conceito original para a personagem apesar de seu trabalho “mais de um ano” em outros conceitos. Bayonetta surgiu como uma bruxa de cabelo comprido, vestida de preto, com um penteado em forma de colmeia (em vez do tradicional chapéu pontudo) e óculos, que Kamiya “realmente insistiu para… diferenciar Bayonetta de outras personagens femininas e dar a ela um senso de mistério e inteligência”. Por outro lado, ela “não exigiu uma grande quantidade de esforço” para projetar a rival de Bayonetta, Jeanne, que usa óculos na cabeça acima dos olhos. Ela adicionou plumas às pistolas de Jeanne para adicionar movimento ao design e maquiagem pesada ao rosto de Jeanne para “fazê-la parecer algo dos anos 1960”. Embora Shimazaki preferisse Bayonetta, Jeanne acabou sendo a mais popular das duas bruxas entre Kamiya e a equipe de desenvolvimento.

No entanto, em uma entrevista de abril de 2009, Kamiya chamou a primeira de “em muitos aspectos… minha mulher ideal”. Embora o diretor do jogo “tenha criado Bayonetta deliberadamente do zero” e tenha chamado sua história de “completamente original”, ele admitiu usar “alguns nomes da mitologia escandinava” e jogar “cerca de metade” de Devil May Cry 4 para pesquisa. Como fã de música folk, ele também nomeou o conjunto de quatro pistolas de Bayonetta em homenagem à velha balada inglesa “Scarborough Fair”, e suas pistolas individuais, Parsley, Sage, Rosemary e Thyme. Hiroshi Yamaguchi focou em compor música para o jogo que tem um “bom ritmo acelerado” e expressa feminilidade por meio de coros femininos, pianos e outros instrumentos ‘bonitos’ — embora algumas faixas também usem apenas orquestra ou instrumentos folk — enquanto Kenichiro Yoshimura transformou o design de Bayonetta de Shimazaki em um modelo de jogo e usou a ferramenta de escultura digital ZBrush para criar mapas normais para seus detalhes. Ele trabalhou com Shimazaki no maquiagem do modelo, consultou modelos estrangeiros com corpos semelhantes e disse: “eu realmente queria que a retaguarda de Bayonetta ficasse perfeita. Eu acho que sou do tipo que gosta disso…”.

Principais características

Alguns pontos positivos do Bayonetta Torrent

  • Combate fluído e desafiador com combos memoráveis.
  • Personagem forte e carismática com estilo único.
  • Visual estilizado e criativo com inspirações ocidentais e orientais.
  • Trilha sonora empolgante e marcante.
  • Narrativa intrigante e repleta de mistérios.