Ambientado no final do século VIII, o jogo começa com Senua (Melina Juergens), uma guerreira Picta de Orkney chegando à fronteira de Helheim em uma busca para salvar a alma de seu amado morto, Dillion (Oliver Walker), da deusa Hela. Senua acredita que sofre de uma maldição que a faz ouvir vozes de espíritos, referidos como “Fúrias”, em sua cabeça, sendo a mais notável delas a Narradora (Chipo Chung), que está ciente da presença do jogador e frequentemente quebra a quarta parede falando diretamente com ele. Ela é seguida pela Escuridão (Steven Hartley), uma entidade sombria no cerne da maldição. Ela carrega a cabeça decepada de Dillion para usá-la como um recipiente para sua alma e é guiada por suas memórias das histórias de Druth (Nicholas Boulton), um ex-escravo dos Nórdicos versado em suas lendas, já falecido, que se tornou seu amigo e mentor durante um exílio auto-imposto de um ano.
Para entrar em Helheim, Senua supera vários testes e derrota tanto o gigante de fogo Surt quanto o deus das ilusões Valravn, mas ao cruzar a ponte para Helheim, é atacada por Hela, que a derrota com um único golpe e destrói sua espada. Sobrevivendo por pouco ao encontro, Senua considera suicídio, mas em vez disso se fere com sua lâmina quebrada. Ela então segue as visões de Druth e uma luz em forma de homem que ela acredita ser Dillion até uma grande árvore, onde passa por quatro provações que testam seu corpo, espírito e mente e é recompensada com a lendária espada Gramr, uma arma suficientemente poderosa para matar Hela.
À medida que o jogo avança, o passado de Senua é revelado em uma ordem não linear através de suas alucinações, revelando que sua mãe, a curandeira Galena (Ellie Piercy), sofreu da mesma maldição que ela, mas a considerava um presente. No entanto, o pai profundamente religioso de Senua, Zynbel (também interpretado por Hartley), pensou o contrário e queimou Galena viva. Senua testemunhou o evento quando tinha apenas cinco anos, o que causou um agravamento significativo em sua psicose e a fez bloquear a memória. Seu pai, convencendo-a de que ela estava contaminada pelo mal, abusava emocional e fisicamente dela e a isolou do resto do mundo até que ela conheceu Dillion quando ele visitou sua aldeia. Os dois se apaixonaram, e Senua deixou seu pai para ficar com ele, já que ele a via como diferente e incompreendida em vez de amaldiçoada. No entanto, após uma praga matar muitos na aldeia de Dillion, Senua, acreditando que a culpa era sua, partiu para o exílio. Quando ela voltou um ano depois aparentemente tendo vencido a Escuridão, encontrou todos mortos pelos invasores Nórdicos, que tinham sacrificado Dillion em uma águia de sangue para seus deuses. Lembrando das histórias de Druth, Senua então jurou salvar a alma de Dillion dos deuses dos Nórdicos.
Principais características
Alguns pontos positivos do Hellblade Senuas Sacrifice Torrent
- Cinema interativo, realismo gráfico e sonoro.
- Narrativa profunda e imersiva.
- Representação cuidadosa de doenças mentais.
- Combate estratégico e desafiador.
- Abordagem única e ousada da mitologia nórdica.