O renascimento foi conceituado pela primeira vez durante o lançamento de The Binding of Isaac: Wrath of the Lamb. Edmund McMillen admitiu em uma sessão de perguntas e respostas de 2014 que havia planos de lançar outra expansão do jogo com uma quantidade semelhante de conteúdo. Devido às limitações do Flash, arquivos corrompidos e uma incapacidade geral de continuar o suporte para o jogo, McMillen estava em um impasse. Quando McMillen foi abordado por Tyrone Rodriguez de Nicalis sobre a possibilidade de um remake de Super Meat Boy, McMillen sugeriu um remake de Binding of Isaac como uma solução alternativa para a parede que eles alcançaram no desenvolvimento do original. Apesar de trazer um novo desenvolvedor para ajudar no Rebirth, McMillen ficou encarregado de quase todos os aspectos do desenvolvimento do jogo como designer-chefe.
Desde o início, McMillen queria implementar um estilo de arte completamente renovado. A arte original do Flash foi concluída em dois meses e McMillen nunca ficou muito feliz com isso. Foi votado pela comunidade e, eventualmente, um estilo de arte Game Boy Advance de 16 bits foi escolhido. McMillen solicitou que Rodriguez escolhesse a dedo um pixel artist para não se forçar a adiar outros projetos para tentar fazer a arte por conta própria.
Também foram planejados desde a concepção: cooperação local para 2 jogadores, mais de 150 novos itens, sementes de nível, novos finais e pelo menos três novos personagens. Algo considerado impossível na época do desenvolvimento era o suporte para dispositivos Nintendo (embora isso tenha sido alterado posteriormente).
Principais características
Alguns pontos positivos do The Binding of Isaac Rebirth Torrent
- Proceduralidade: Cada partida é gerada aleatoriamente.
- Roguelike: Perma-death, dificuldade elevada e itens desbloqueáveis.
- Variedade: Diversos personagens, inimigos, itens e salas.
- História: Narrativa sombria com referências bíblicas e críticas sociais.
- Controles: Mecânica simples e fluida com combate bastante frenético.