Hearts of Iron IV é um jogo de estratégia em grande escala que gira em torno principalmente da Segunda Guerra Mundial. O jogador pode jogar como qualquer nação do mundo nas datas de início de 1936 ou 1939 em modo singleplayer ou multiplayer, embora o jogo não tenha sido projetado para ir além de 1948. As forças militares de uma nação são divididas entre forças navais, forças aéreas e forças terrestres. Para as forças terrestres, o jogador pode treinar, personalizar e comandar divisões compostas por vários tipos de infantaria, tanques e outras unidades. Essas divisões requerem equipamentos e mão de obra para lutar adequadamente. A marinha e a força aérea também requerem homens e equipamentos, incluindo os navios de guerra e aviões que são usados em combate. Os equipamentos são produzidos pelas fábricas militares, enquanto os navios são construídos nos estaleiros. Essas fábricas militares e estaleiros, por sua vez, são construídos por fábricas civis, que também constroem uma variedade de outros edifícios, produzem bens de consumo para a população civil e supervisionam o comércio com outras nações. A maioria das nações é inicialmente forçada a destinar um número significativo de suas fábricas civis para produzir bens de consumo, mas à medida que a nação se mobiliza cada vez mais, mais fábricas serão liberadas para outros fins. A mobilização é representada como uma “política” que o jogador pode ajustar com a quantidade adequada de poder político, um “recurso” abstrato que também é usado para nomear novos ministros e mudar outros aspectos do governo da nação. Além da mobilização, existem outras políticas, incluindo a postura da nação em relação a recrutamento e comércio.

A terra em Hearts of Iron IV é dividida em pequenas regiões conhecidas como províncias (também chamadas de tiles), que são agrupadas para formar estados. Cada estado possui uma quantidade específica de espaços de construção, espaços de fábrica e 5 espaços de infraestrutura. Os principais mares e oceanos (para navios de guerra) e o céu (para aviões de guerra) também são divididos em diferentes regiões. Essas províncias têm um tipo de terreno atribuído a elas, que determina o desempenho de diferentes tipos de unidades no combate lá. As divisões são colocadas nas províncias e podem atacar unidades inimigas em províncias adjacentes. O desempenho das divisões no combate depende de vários fatores, como a qualidade de seu equipamento, o clima, o tipo de terreno, a habilidade e características do general que comanda as divisões, o combate aéreo na região e a moral de ambos os lados. Tecnologias podem ser pesquisadas para melhorar equipamentos. Doutrinas militares podem ser aprimoradas usando experiência do exército, entre outras coisas, o que muitas vezes significa que uma nação mais tecnologicamente avançada terá vantagem no combate. Se uma divisão (ou um grupo de divisões) sobrecarregar com sucesso uma província inimiga, eles podem ocupá-la. Algumas províncias podem ter pontos de vitória, que podem empurrar uma nação mais perto da capitulação se forem ocupados. A ocupação de províncias-chave dentro de um estado permite que o poder ocupante acesse as fábricas e recursos naturais inimigos nesse estado. A resistência à ocupação dentro de um estado pode dificultar o controle do poder ocupante sobre ele. No final do jogo, as nações podem desenvolver bombas nucleares se tiverem a tecnologia adequada, que podem ser usadas para devastar províncias e estados inimigos.

Principais características

Principais características do Hearts of Iron IV

  • Variedade de nações jogáveis em todo o mundo.
  • Personalização das divisões e unidades para combate.
  • Sistemas de produção e construção bem desenvolvidos.
  • Possibilidade de pesquisar tecnologias e aprimorar equipamentos.
  • Estratégia abrangente envolvendo diplomacia, política e combate.