O jogo foi desenvolvido para começar de forma histórica, com eventos ocorrendo quando ocorreram na história. O jogo em si é um mapa interativo da Terra dividido em províncias que compõem as nações. Cada uma dessas províncias contribui para seu país de forma positiva ou negativa, pois as províncias podem fornecer recursos a uma nação e também servir como ponto de agitação e rebelião. No início do jogo, muitas províncias são consideradas “não colonizadas” e são destinadas a representar terras possíveis de serem colonizadas por outras nações. A jogabilidade requer que o jogador lidere uma nação encontrando um equilíbrio entre militarismo, diplomacia e economia.
O jogador faz isso por meio de suas escolhas como soberano de sua nação e do uso dos recursos disponíveis para eles: prestígio, projeção de poder, estabilidade, ouro (ducados), mão de obra, legitimidade para monarquias, tradição republicana para repúblicas, devoção para teocracias, unidade de horda para nômades das estepes, meritocracia para impérios celestiais e poder monárquico (administrativo, diplomático e militar). Os jogadores podem escolher conquistar o mundo por meio do poder militar, tornar-se uma superpotência colonial, estabelecer domínio comercial, etc., como uma das mais de 500 nações diferentes. Essas nações variam alfabeticamente de Aachen a Zuni. O jogo é um ambiente de sandbox; embora não haja uma regra estrita para vencer o jogo, o jogo do jogador acaba quando a nação do jogador é removida ou anexada do mapa ou quando a data atinge o ano de 1821.
A diplomacia é um aspecto importante do jogo, pois criar alianças (ou estados vassalos e tributários), melhorar opiniões e evitar coalizões defensivas são vitais para a sobrevivência de um jogador. A espionagem também pode ser empregada contra estados inimigos para reivindicar seu território ou incitar rebeliões em suas províncias, juntamente com outros fins duvidosos. O combate pode ser travado tanto em terra quanto no mar, durante o qual o jogo tenta simular fatores do mundo real, como moral, disciplina, tipos de unidades variadas com forças e fraquezas associadas, competência de líderes, terreno e linhas de suprimento. O comércio também é uma parte importante do jogo, onde o mundo é dividido em muitos nós comerciais, e o comércio flui por cada um dos nós e pode ser coletado por comerciantes.
Muitas religiões principais, como católica, ortodoxa, protestante, sunita e xiita, estão presentes no jogo e podem fornecer bônus distintos aos seus praticantes. Os jogadores podem empregar missionários para converter suas províncias ou podem adotar políticas de liberdade religiosa universal. Por exemplo, a fé católica faz uso do Papado, que pode permitir que uma nação tenha controle sobre o Papa ou use sua influência para outras recompensas. As religiões nativas americanas e aborígenes também estão presentes no jogo, geralmente utilizando um sistema de seleção de bônus para a vida útil do monarca atual.
Principais características
Alguns pontos positivos do Europa Universalis IV Torrent
- Profunda complexidade estratégica e diplomática.
- Grande variedade de nações jogáveis e personalização.
- Longa duração do jogo, abrangendo séculos de história.
- Possibilidade de moldar o destino de nações e impérios.
- Comunidade ativa e suporte contínuo dos desenvolvedores.