O jogo se passa em uma Guerra Fria interminável, a partir dos anos 60 em diante. O jogador interage e negocia com países da OTAN e soviéticos na tentativa de fortalecer sua economia em uma localização não especificada no globo. A economia de Workers & Resources Soviet Republic é dividida em recursos e moedas. O jogador é encarregado de gerenciar a produção desses recursos e suas rotas de abastecimento. Os recursos precisam ser transportados e entregues às instalações por meio de rotas de veículos, que podem ser alcançadas por meio de um tipo de infraestrutura capaz.
Ao contrário da maioria dos jogos de gerenciamento de cidades, as necessidades dos cidadãos da república do jogador são atendidas por recursos e não por qualquer moeda. As únicas formas de adquirir moedas são por meio da exportação de recursos, turismo ou empréstimos. A economia do jogo é planejada de forma centralizada e o jogador tem controle total dos meios de produção e é necessário planejar completamente fábricas e locais de armazenamento.
O jogo se passa nos séculos XX e XXI durante a Guerra Fria e pós-Guerra Fria, em uma região não especificada do mundo. O jogo se passa em um país comunista não especificado em uma região escolhida pelo jogador entre países da OTAN e soviéticos. Essa posição neutra permite ao jogador negociar com o país de qualquer uma das potências, sem restrições. O jogador assume um papel não especificado de líder nesse país encarregado de construir sua república. Não há mecânicas de eleição no jogo e o jogador não tem condições de perder.
Principais características
Alguns pontos positivos de Workers & Resources Soviet Republic Torrent
- Ambientação na Guerra Fria, interagindo com países.
- Economia dividida em recursos e moedas distintas.
- Gerenciamento da produção e rotas de abastecimento.
- Necessidades dos cidadãos atendidas por recursos específicos.
- Controle total dos meios de produção.