A querida equipe da Atomic Games entrevistou mais de 70 indivíduos, composta por retornados fuzileiros navais dos EUA, civis iraquianos, insurgentes iraquianos, historiadores de guerra e altos funcionários militares, e aprendeu a complexidade psicológica da batalha. O diretor do jogo, Juan Benito, elaborou que “Através de nossas entrevistas com todos os fuzileiros navais, descobrimos que havia uma curva emocional, psicológica para a Batalha de Fallujah”.

A Atomic Games descreve Six Days como um jogo de terror de sobrevivência, mas não no sentido tradicional. O medo em Six Days não vem dos mortos-vivos ou sobrenatural, mas das táticas imprevisíveis, aterrorizantes e reais empregadas pelos insurgentes que estavam espalhados por toda Fallujah. Segundo Benito, “Muitos dos insurgentes não tinham a intenção de sair da cidade vivos, então toda a missão deles poderia ser esperar, com uma arma apontada para uma porta, durante dias, só esperando por um fuzileiro naval aparecer. Eles entravam de porta em porta limpando casas, e na maioria das vezes as casas estariam vazias. Mas de vez em quando, eles encontrariam uma situação surpreendentemente letal… que, é claro, afetava os fuzileiros psicologicamente.” GamePro afirmou que para Benito, dar aos jogadores um gostinho do horror, medo e miséria experimentados por fuzileiros navais na batalha foi uma das principais prioridades. Benito afirma: “Esses são lugares assustadores, com coisas assustadoras acontecendo dentro deles. No jogo, você está mergulhando no desconhecido, navegando por interiores escuros e ‘surpresas’ deixadas pela insurgência. Na maioria dos jogos de tiro militares modernos, a tendência é aumentar o volume para 11 e mantê-lo lá. Nosso jogo eleva para 12 às vezes, mas nós também o abaixamos para podermos estabelecer um ritmo.”

Segundo um dos desenvolvedores que trabalhou no jogo, a equipe de desenvolvimento consultou livros não-ficção sobre a batalha como parte de sua pesquisa, como We Were One: Shoulder to Shoulder with the Marines Who Took Fallujah, de Patrick K. O’Donnell, incorporando suas lembranças nos eventos e enredo do jogo.

A Atomic Games também afirmou que os ambientes do jogo são 100% destrutíveis e degradáveis graças a um motor de renderização completamente personalizado, e superaria a de Battlefield: Bad Company. Tamte afirma que “Este motor nos dá mais capacidade de destruição do que vimos em qualquer jogo, até mesmo jogos que ainda não estão finalizados.” Segundo os desenvolvedores, ambientes destrutíveis são crucialmente importantes na narrativa dos eventos em Fallujah, já que os fuzileiros navais eventualmente aprenderam a explodir buracos em casas usando C4, lançadores de granadas, ataques aéreos e projéteis de urânio empobrecido para pegar desprevenidos quem estivesse lá dentro, sendo considerado como “quebra-cabeças de combate”. Também é afirmado que a afirmação do jogo de conter ambientes destrutíveis é genuína e não baseada em um “truque de marketing bobo”.

Principais características

Alguns pontos positivos do Six Days in Fallujah Torrent

  • Realismo baseado em histórias verdadeiras reais.
  • Cooperação e habilidades de equipe essenciais.
  • Arquitetura procedural que apresenta desafios únicos.
  • IA avançada dos inimigos que proporciona um combate desafiador.
  • Libertação pela escolha do modo como encarar os desafios.