RimWorld é um simulador de colônia de ficção científica dirigido por um inteligente narrador IA. Inspirado por Dwarf Fortress, Firefly, e Dune.

Você começa com três sobreviventes da queda de uma espaçonave ocorrida em um mundo distante.

  • Gerencie os humores, necessidades, feridas, doenças e vícios dos seus colonos.
  • Construa na floresta, deserto, selva, tundra e muito mais.
  • Assista aos seus colonos desenvolverem e romperem relacionamentos com familiares, amantes e cônjuges.
  • Substitua membros e órgãos feridos por próteses, partes biônicas ou biológicas.
  • Lute contra piratas, tribos rivais, animais loucos, insetos gigantes e máquinas de matar ancestrais.
  • Construa estruturas, armas e roupas de metal, madeira, pedra, tecido e materiais futuristas.
  • Domestique e treine animais fofos, produtores e feras mortais.
  • Negocie com naves e caravanas passageiras.
  • Forme caravanas para completar missões, negociar, atacar outras facções ou migrar sua colônia para outra região.
  • Aventure-se pela neve, enfrente tempestades e combata incêndios.
  • Capture refugiados ou prisioneiros e convença-os a participar de sua colônia ou venda-os como escravos.
  • Descubra um novo mundo a cada jogo.
  • Explore centenas de mods incríveis e interessantes na Oficina Steam.
  • Aprenda a jogar facilmente com a ajuda de um instrutor IA inteligente e discreto.

RimWorld é um gerador de histórias. Foi projetado para co-autorar histórias trágicas, distorcidas ou triunfantes sobre piratas aprisionados, colonos desesperados, fome e sobrevivência. O jogo funciona controlando os eventos “aleatórios” que o mundo lança em você. Cada tempestade, ataque de piratas e comerciantes-viajantes é uma carta colocada em sua história por um Narrador IA. Existem vários narradores para escolher. O Randy Random faz coisas malucas, a Cassandra Clássica procura aumentar a tensão gradativamente e a Phoebe Paciente gosta apenas de relaxar.

Seus colonos não são colonizadores profissionais – eles são sobreviventes de uma espaçonave destruída em órbita. Você pode acabar como um nobre, um contador ou uma dona de casa. Você conseguirá mais colonos capturando inimigos em combate e convencendo-os a juntar-se, comprando pessoas de traficantes de escravos ou recebendo refugiados. Portanto, sua colônia sempre terá uma equipe heterogênea.

O histórico de cada colono é monitorado e afeta como eles agem. Um nobre terá ótimas habilidades sociais (para recrutar prisioneiros ou negociar preços comerciais, por exemplo), mas se recusará a realizar trabalhos físicos. Um fazendeiro sabe como cultivar alimentos por sua longa experiência, mas é incapaz de realizar pesquisas. Um cientista é um ótimo pesquisador, mas não é tão bom realizando tarefas sociais. Já um assassino geneticamente modificado não consegue realizar outra tarefa senão matar – mas faz isso muito bem.

Colonos desenvolvem – e destroem – relacionamentos. Cada um tem sua opinião sobre os outros, o que determina se eles se tornarão amantes, casarão, trairão ou lutarão. Talvez dois dos seus melhores colonos estejam casados e felizes – até que um deles se apaixone pelo cirurgião arrojado que a salvou de um grave ferimento.

O jogo gera um planeta inteiro, dos polos ao equador. Você escolhe se quer aterrissar e em uma tundra fria do norte, um deserto seco, uma floresta temperada ou em uma fumegante selva equatorial. Diferentes áreas têm diferentes animais, plantas, doenças, temperaturas, chuvas, minérios e terrenos. Os desafios de sobreviver em uma selva asfixiante e infestada de doenças são muito diferentes daqueles em um deserto árido ou em uma tundra congelada com uma estação de crescimento de dois meses.

Viaje pelo planeta. Você não está preso em apenas um lugar. Você pode formar uma caravana com pessoas, animais ou prisioneiros. Resgate antigos aliados sequestrados em postos avançados de piratas, participe de negociações de paz, realize comércio com outras facções, ataque colônias inimigas e complete outras missões. Você pode até empacotar toda a sua colônia e se mudar para um novo local. Você pode usar cápsulas de transporte movidas a foguetes para viajar mais rápido.

Você pode domar e treinar animais. Animais de estimação são adoráveis e animarão colonos que estão tristes. Animais de fazenda podem ser treinados, ordenhados e tosquiados. Animais de combate podem ser lançados sobre seus inimigos. Existem diversos animais – gatos, labradores, ursos pardos, camelos, pumas, chinchilas, galinhas e formas de vida exóticas semelhantes a alienígenas.

As pessoas no RimWorld observam constantemente sua situação e os arredores para decidir como se sentirão a todo momento. Eles respondem à fome e fadiga, ao testemunhar mortes ou cadáveres desrespeitosamente não sepultados, ao serem feridas, ao serem deixadas na escuridão, se ficarem presas em ambientes apertados, ao dormirem ao ar livre ou em um mesmo quarto que outros, e muitas outras situações. Se elas estiverem muito estressadas, poderão atacar outros colonos ou quebrar coisas pela sua colônia.

Feridas, infecções, próteses e condições crônicas são monitoradas em cada parte do corpo e afetam as capacidades dos personagens. Lesões nos olhos tornam difícil atirar ou realizar cirurgias. Pernas feridas retardam os colonos. Mãos, cérebro, boca, coração, fígado, rins, estômago, pés, dedos das mãos, dedos dos pés e muito mais podem estar feridos, doentes ou ausentes, e todos têm efeitos lógicos no jogo. Outras espécies têm seus próprios estilos de corpo – tire a pata de um cervo e ele ainda poderá mancar com as outras três. Tire o chifre de um rinoceronte e ele será muito menos perigoso.

Você pode reparar partes do corpo com próteses que variam de primitivas a transcendentes. Uma perna de pau fará com que o Fulano ande após um infeliz incidente envolvendo um rinoceronte, mas ele será bastante lento. Compre uma perna biônica cara de um comerciante no ano seguinte e Fulano se tornará um corredor sobre-humano. Você pode até extrair, vender, comprar e transplantar órgãos internos.