O Horizon Zero Dawn é um jogo de role-playing de ação do mundo aberto desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony Computer Entertainment para PlayStation 4 em 2017. Foi oficialmente revelado na E3 2015 durante a conferência de imprensa da Sony e é a primeira propriedade intelectual criada pela Guerrilla desde Killzone em 2004, bem como a primeira incursão do desenvolvedor no gênero de interpretação de papéis. O jogo foi posteriormente lançado no Microsoft Windows em 2020.

O Horizon Zero Dawn ocorre no século 31, em um mundo pós-apocalíptico onde as máquinas colossais dominam a terra. A civilização humana regrediu às sociedades tribais de caçadores e coletores que sobrevivem em imensas florestas, imponentes montanhas e as ruínas atmosféricas de seus ancestrais – enquanto as máquinas se tornam cada vez mais poderosas. O jogador controla Aloy, uma caçadora que usa sua velocidade, astúcia e agilidade para permanecer vivo e proteger a si mesma e a outros contra a força, o tamanho e o poder das máquinas.

O mundo aberto do Horizon Zero Dawn é denso, variado e cheio de oportunidades de exploração, além de transição e uniforme, devido a ciclos diurnos e do sistema climático e falta de telas de carregamento. Os jogos de guerrilha afirmaram que estão se concentrando na densidade mundial em particular, e não no tamanho. Dos três biomas conhecidos – alpina, deserto e tundra -, todos são considerados exploráveis.

Características

  • O Horizon Zero Dawn apresenta elementos de missão que incluem as principais missões da história, bem como várias missões e atividades paralelas.
  • Um sistema de nível que aumenta a saúde de Aloy e fornece desbloqueios à base de token com uma árvore de habilidades. No jogo base, existem três árvores: Prowler, Brave e Forager: respectivamente, elas aumentam principalmente a furtividade e a evasão, o combate direto e várias habilidades relacionadas aos recursos. Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds acrescenta um quarto, o Traveler, que se concentra em criaturas ridículas e inclui mais habilidades baseadas em recursos.
  • Aloy tem várias armas à sua disposição, incluindo arcos com vários tipos de flechas, uma lança corpo a corpo, lançadores de areia e corda, estilos que disparam bombas elementares ou explosivas, uma poderosa arma semelhante a uma arma que dispara ar comprimido e uma espingarda de atitude fechada- arma de combate.
  • Os inimigos da Machine apresentam um sistema de danos baseado em localização com muitos componentes destrutíveis. Os componentes prejudiciais em certos inimigos podem causar danos extras, infligir efeitos de status ou negar -lhes o uso de certos ataques. Alguns oponentes têm sistemas de armas que podem ser tirados e depois usados ​​contra eles, com um suprimento limitado de munição.
  • O Stealth também é um elemento central, principalmente baseado na capa da linha de visão, com manchas de grama alta com tampo vermelho, agindo como esconderijos quando Aloy se agacha neles. Certos inimigos têm scanners que podem detectar Aloy, independentemente da linha de visão se não forem destruídos.
  • Um “ecossistema robótico”, onde cada tipo de máquina tem seus próprios comportamentos e propósitos únicos.
    Aloy rapidamente ganha a capacidade de substituir as máquinas hostis pela tecnologia do mundo antigo. Isso permite que ela monte certas máquinas quadrúpedes, como o Broadhead e o Strider, enquanto outros ajudarão em combate. As atualizações podem permitir um controle mais longo de máquinas não comuns e permitir que os reparos substituam máquinas.
  • Aloy possui um dispositivo de mundo antigo chamado foco que fornece uma exibição de realidade aumentada quando ativada. Ele marca pontos de interesse e é usado em várias missões secundárias de “detetive” e pode destacar rotas de patrulha inimiga. Usá -lo em combate permite a localização mais fácil dos inimigos e permite que o jogador identifique seu nível relativo, tipo e para inimigos da máquina destaca os componentes e exibe quaisquer forças e fraquezas elementares.
  • A saúde não se regenera normalmente (exceto quando Aloy tem uma saúde extremamente baixa e não está atualmente sob ataque; nesse caso, regenerará uma pequena quantidade). Em vez disso, Aloy possui uma “bolsa de medicina” que deve ser preenchida usando plantas locais e que fornece um efeito de cicatrização rápido quando acionado. Como alternativa, as poções de saúde podem ser criadas e usadas a partir do inventário rápido.
  • Aloy pode nadar, mas pode encontrar snapmaws hostil em certas águas.
  • Uma economia baseada no comércio com fragmentos de metal como moeda primária. Certas compras podem exigir materiais adicionais e materiais podem ser vendidos.
  • A caça de máquinas e a colheita de suas partes é essencial, pois fornecem recursos e componentes importantes para a elaboração e comércio.
  • Aloy também pode reunir recursos naturais, como ervas medicinais para curar e raízes para inventar poções protetoras.
  • Armas e roupas são personalizáveis ​​e têm slots para modificações.
  • A maioria das roupas oferece alguma forma de proteção contra tipos específicos de ataques. Além disso, a caixa de diálogo NPC varia de acordo com a corrida em que a roupa está associada, embora a caixa de diálogo da missão não.