A história abre para um observador misterioso assistindo à comemoração televisionada do vigésimo quinto aniversário do fim da Guerra dos Locustos, liderado pelo primeiro ministro Jinn. Jinn elogia a bravura das engrenagens veteranas presentes, mas lamenta a ausência de Marcus Fenix ​​da cerimônia.

O observador muda para outra tela, assistindo aos estrangeiros JD, Del, Kait e Oscar Diaz. Os quatro planejam invadir um assentamento de engrenagem, desabitado e ainda em construção, a fim de roubar um fabricante para sua aldeia. Proteger o assentamento são robôs automatizados conhecidos como Deebees. Lutando pela cidade, várias coincidências por parte das máquinas da cidade ajudam a equipe a chegar ao centro da cidade, onde recuperam o fabricante. No entanto, eles são confrontados pelo primeiro ministro Jinn, transmitindo via Deebee, que os acusa com raiva de levar seu povo. Antes que algo mais se possa dizer, a conversa é interrompida por um vagão destruindo o Deebee de Jinn. A equipe escapa do assentamento e retorna à sua aldeia com o fabricante, mas é rapidamente atacada por mais dos robôs de Jinn. Os Deebees são repelidos, mas Reyna, líder da vila e mãe de Kait, fica furiosa com JD e Del por incitar Jinn. Eles tentam explicar o que Jinn havia dito anteriormente, mas sem sucesso.

À noite, como JD e Del trabalham para restaurar o poder, Kait percebe criaturas estranhas na vila. O caos entra em erupção quando as criaturas começam a sequestrar os moradores. Reyna Barricades JD, Del e Kait por dentro, depois envolvem uma criatura humanóide em combate corpo a corpo, conseguindo cortar a mão. Oscar tenta ajudar, mas os dois são incapacitados. Quando os três emergem, todos na vila se foram. Del compara os números dos criaturas a um enxame. Depois que JD encontra a mão decepada e corta um cristal, Del sugere levá -lo a um especialista: o pai afastado de JD, Marcus Fenix.