Far Cry Primal é definido em 10.000 aC na terra de Oros, após o final da última Era do Gelo. Segue o caráter de Takkar, um caçador da tribo Wenja.

A história começa em uma caverna, onde Tensay conta ao jogador do Wenja e como eles encontraram Oros. Ele então afirma que as tribos rivais chegaram também e trouxeram a escuridão para o Wenja, essas tribos eram o Udam, os comedores de carne e o Izila, mestres do fogo. Ele então continua dizendo que a luz vem na forma dos irmãos Lost Wenja.

Takkar é visto pela primeira vez com seu grupo caçando mamutes lanosos, pois eles passaram vários dias sem comida em sua jornada para Oros. Depois de separar com sucesso um jovem mamute de lanoso de seu rebanho e matá-lo, a festa de caça é emboscada pelo Bloodfang Sabretooth. Depois que todos, exceto Dalso e Takkar, foram abatidos, eles são encurralados até a beira de um penhasco e Dalso salva Takkar, agarrando-o e fazendo com que os dois caíssem pela cara de penhasco. Takkar sobrevive, mas Dalso fica com apenas alguns segundos para se viver. Depois que Dalso dê seu último suspiro pedindo a Takkar que encontre Oros e o resto de sua tribo, Takkar respeita -o, dando -lhe um enterro adequado.

Depois de criar um arco, reunir carne de cabra e encontrar abrigo, Takkar percebe uma flecha criada por Wenja. Ele então cria um clube, incendeia-o e segue uma trilha usando sua visão de Hunter. Ele encontra lobos terríveis, que ele assusta com a tocha. Ele então entra em uma caverna e encontra Sayla Amputating Ears fora dos cadáveres. Sayla confunde Takkar por um inimigo e deixa de notar um tigre de sabretooth, mesmo depois que Takkar a adverte. O tigre de Sabretooth joga Sayla, mas Takkar o mantém com sua tocha, dando a ambos a chance de escapar e finalmente entrar em Oros.

Sayla então percebe que Takkar é um Wenja e os dois se apresentam. Takkar questiona por que Sayla estava na caverna do tigre, com sua resposta que ela precisa de ouvidos. Sayla então leva Takkar para sua casa e dá a ele bagas para comer. Ela informa Takkar de Ull, o líder da tribo Udam, e como eles destruíram a vila de Wenja, deixando todos os Wenja em Oros espalhados e sem -teto. Eles então descobrem que seu encontro com o tigre Sabretooth deixou Sayla com uma ferida letal nas costas. Takkar é instruído a encontrar folhas verdes para curar a ferida. Durante sua busca, ele vê o UDAM pela primeira vez. Depois de salvar Sayla, Takkar vai explorar Oros. Antes de fazê-lo, Sayla informa Takkar para dizer a qualquer Wenja que ele encontre sobre a localização deles por ser seguro.

Na busca por Wenja, Takkar entra em uma caverna e encontra o xamã de Wenja Tensay, que afirma que Takkar tem um espírito forte e se apresenta adequadamente depois que Takkar o chama de ‘Wolf Man’. Ele faz uma poção ao informar Takkar que pedia um espírito forte, esperando um urso, rinoceronte ou tigre, então ele veio. Takkar convida Tensay para a vila, mas ele se recusa. Depois de adicionar o sangue de Takkar à poção, Tensay informa Takkar para beber. Depois de se recusar, Tensay o faz com força, e Takkar desmaia. Takkar então tem uma visão cercada por bestas que não o temem nem o atacam. Ele então segue um espírito de coruja através da caminhada e voando. Perto do final da visão, Takkar consegue domar a coruja, dizendo que agora será os olhos dele no céu. Acordando, Takkar suspeita que seja apenas um sonho. Tensay afirma que não era sonho, dizendo que o espírito da coruja o declarou mestre de besta. Ele então envia Takkar em uma pequena busca para domar um lobo branco e depois se junta à vila.