Situado no Reino de Lothric, o jogador tem a tarefa de sobreviver a um apocalipse que se aproxima pelo conflito em andamento entre a Era do Fogo e os marcados com o Darksign, como nas iterações anteriores da série. Para sobreviver a esse evento, o personagem do jogador deve enfrentar os Lordes de Cinder, heróis anteriores que ligavam o fogo, enquanto o ciclo de luz e escuro continua e, não importa o que você faça, a escuridão retornará e se repetirá para sempre.
Semelhante a Dark Souls II, Fast Travel está disponível desde o início do jogo, desde que o personagem do jogador coloque a espada enrolada no Firelink Shrine.
Os jogadores são capazes de realocar pontos de status, bem como reconfigurar a criação de personagens na fogueira da câmara de Bed Rosaria na Catedral do fundo até cinco vezes por jogo.
O novo jogo Plus faz um retorno. Depois que o jogador terminar o jogo, eles têm a opção de iniciar um novo jogo imediatamente ou mais tarde através da fogueira no Santuário do Firelink. O New Game Plus é opcional. Os jogadores manterão todos os equipamentos, atributos de personagens atualizados e consumíveis, com exceção das chaves. A dificuldade do jogo é aumentada em cada jogada subsequente até Ng+7.
A degradação das armas é quase inexistente.
O sistema de reprodução de convocação e cooperativa dos dois primeiros jogos permanece para a terceira parcela.
Além disso, o jogo oferece um sistema de código cooperativo, onde você pode inserir um código na guia Rede no menu Opções. Esse código ignora toda a mecânica de jogo cooperativa para brincar com os amigos. Durante esta sessão, as armas de jogadores mais poderosos são reduzidas para combinar com o aprimoramento de armas do Cooperator de nível mais baixo. Isso pretende equilibrar o jogo cooperativo.
Paredes ilusórias também permanecem.
Um sistema de pontos de foco (ou FP), semelhante ao encontrado nas almas do demônio, foi adicionado que governa as habilidades e o elenco de feitiços. A barra FP pode ser recarregada descansando em uma fogueira ou bebendo do balão de estus cinzas.
Um sistema de brasa, semelhante ao mecânico da humanidade do primeiro jogo, substitui a efígie humana do segundo jogo. O personagem se acende ao consumir uma brasa que aumenta a saúde do personagem do jogador em 30% e permite que eles convocem outros jogadores ao seu mundo. Isso é semelhante ao sistema de forma de alma/corpo das almas de Demon.
Os jogadores podem ser invadidos enquanto “enquadrados” se o chefe da área não tiver sido derrotado. No entanto, certos sinais de convocação hostis podem estar presentes enquanto enxugados nos mundos onde o chefe da área foi derrotado. Também é possível ser invadido pelos vigilantes de Farron na estrada de sacrifícios enquanto não fazia-se.