O Control é construído usando o motor Northlight proprietário da Remedy Entertainment, que foi usado pela primeira vez no título anterior, Quantum Break. Como Jesse Faden, os jogadores possuem uma série de habilidades paranaturais, bem como a arma de serviço, um objeto de poder exercido pelo diretor da FBC. A arma de serviço pode ser adaptada de várias formas diferentes que se comportam como armas diferentes, como formas imitando uma pistola ou uma espingarda. As habilidades de Jesse permitem que ela se levite telecineticamente e outros objetos, embora essa capacidade tenha algumas limitações. Jesse também pode assumir o controle sobre os inimigos enfraquecidos. Tanto a arma de serviço quanto os poderes de Jesse podem ser expandidos durante todo o jogo por meio de uma árvore de habilidades. O jogo possui ambientes totalmente reativos, e a telecinese de Jesse podem interagir com a maioria dos itens, o que torna o jogo mais dinâmico e multifacetado, e oferece mais liberdade de jogador para se adaptar aos obstáculos do jogo. A roupa de Jesse também pode ser personalizada.
O jogo é definido na casa mais antiga, um arranha -céu da cidade de Nova York, que atua como sede do Federal Bureau of Control. Enquanto a casa mais antiga parece inócua do lado de fora, seu interior é um espaço paranatural em mudança, muito maior que seu exterior. Remedy afirmou que a topografia da casa mais antiga (e, portanto, o jogo como um todo) foi projetado em um formato metroidvania; Um mapa mundial grande, interconectado e não linear, com acesso a certas áreas sendo limitadas por certos obstáculos que só podem ser aprovados quando os jogadores adquirirem certas ferramentas ou habilidades ou progredindo na história principal do jogo. Rituais especiais podem ser usados para iniciar mudanças na topografia da casa mais antiga, desbloqueando novas áreas e promovendo as inúmeras missões secundárias do jogo. A casa mais antiga não é uma paisagem homogênea, pois contém inúmeros limiares, salas que levam a dimensões alternativas que afetam a aparência do interior da casa mais antiga. Numerosas áreas da casa mais antiga também foram abandonadas pelo Bureau ao longo dos anos, ou nunca foram exploradas, dando ao local como um todo uma atmosfera anacrônica.
Ao contrário dos jogos anteriores da Remedy Entertainment, o jogo é uma experiência não linear; Os jogadores são livres para explorar a casa mais antiga no seu próprio ritmo e, à medida que novas habilidades são desbloqueadas em níveis posteriores, áreas anteriormente inacessíveis ficam disponíveis para explorar. A Remedy afirmou que o jogo deve ser uma experiência orientada a jogabilidade, incentivando os jogadores a explorar e se desviar da narrativa principal, a fim de descobrir suas próprias histórias e aprender mais sobre a tradição do jogo. O jogo também apresenta missões secundárias, que podem ser perseguidas para desbloquear novas habilidades ou aprender mais sobre a casa mais antiga e a FBC. A natureza não-linear do jogo remove a natureza “manutenção” de alguns dos jogos anteriores do Remedy, com jogadores tendo a liberdade de escolher para onde ir a seguir, que objetivos perseguir e como superar certos obstáculos. O jogo é na parte uma reação aos títulos anteriores da Remedy, que ofereceram experiências cinematográficas e emocionais, porém breves, proporcionando uma experiência de jogabilidade mais duradoura para os jogadores. Após o lançamento, Control será de longe o título mais longo da história do entretenimento Remedy.
Principais características
Alguns pontos positivos do Control Torrent
- Enredo intrigante e complexo com reviravoltas surpreendentes
- Cenários detalhados e visualmente impressionantes
- Possibilidade de evolução de habilidades paranormais da personagem
- Trilha sonora envolvente que complementa o clima sombrio do jogo
- Personagem principal feminina forte, inteligente e bem desenvolvida