Os eventos do jogo ocorrem durante um ataque nuclear da Terceira Guerra Mundial que destruiu uma grande parte do mundo, exceto por algumas áreas, como o condado fictício de Navezgane, em Arizona. O jogador é um sobrevivente da guerra que deve sobreviver encontrando abrigo, comida e água, além de recolher suprimentos para enfrentar os muitos zumbis (sugestionados como consequência da chuva nuclear, uma nova cepa de gripe ou ambos) que habitam Navezgane. Embora não haja um objetivo real além da sobrevivência neste momento, os desenvolvedores prometeram uma história dinâmica na campanha do Kickstarter e em metas alcançadas. O vídeo com mais explicações foi removido pelo desenvolvedor.

O objetivo de 7 Days to Die é sobreviver o máximo de tempo possível enquanto enfrenta os elementos e as hordas de zumbis. O jogador pode começar em um mundo gerado aleatoriamente ou no mundo pré-definido de Navezgane, em Arizona. Como jogo de sobrevivência, o personagem do jogador precisa constantemente de água e comida para sobreviver, além de ser vulnerável a ferimentos e doenças. O jogo é baseado em voxels (semelhante em alguns aspectos ao Minecraft, mas com terreno suave), permitindo a construção e destruição simples de objetos em um ambiente simulado pela física (por exemplo, construir uma estrutura sem suporte, como pilares e paredes, pode levar ao seu colapso). Os objetos no mundo se degradam conforme o uso, então o jogador precisa procurar ou criar novas ferramentas conforme o jogo avança. O jogador também pode coletar e criar materiais da natureza e restos da civilização humana para construir esses itens necessários.

Embora o jogo inclua vida selvagem que pode ser caçada para alimento ou que vai atacar o jogador, o principal perigo são os zumbis, que são afetados pelo ciclo de dia/noite do jogo – durante o dia eles se movem lentamente e são alvos fáceis que só podem detectar o jogador a distâncias relativamente curtas, mas à noite eles se tornam agressivos, o que os faz se mover muito mais rápido e aumenta muito sua ameaça. Conforme os dias no jogo passam, variantes mais difíceis e agressivas começam a aparecer. A furtividade e a distração podem ser usadas para evitar conflitos desnecessários. Eles também são atraídos por áreas de atividade humana (ou seja, do jogador) e vão atacar implacavelmente qualquer coisa que impeça seu movimento até que sejam mortos ou o obstáculo seja destruído, incluindo fortificações construídas pelo jogador. Se detectam o jogador, os zumbis aplicam a mesma perseguição obstinada até que o jogador esteja morto ou abandone a área imediatamente.

O título do jogo é uma referência a um importante evento da Blood Moon que ocorre a cada sétimo dia do tempo de jogo, em que hordas de zumbis e animais infectados selvagens atacam a localização atual do jogador em massa. A menos que sejam feitos preparativos suficientes e construídas defesas, o jogador será rapidamente sobrecarregado.

O mundo de Navezgane é composto de múltiplas zonas ou áreas geográficas. Estas incluem desertos secos, florestas temperadas, campos nevados, bem como uma floresta queimada separando as regiões sul e norte e um terreno baldio de tijolos e metal cheio de zumbis. Cada zona tem recursos únicos que podem ser obtidos, incentivando a exploração do mapa pelos jogadores.

Principais características

Alguns pontos positivos do 7 Days to Die Torrent

  • Ambiente de sobrevivência desafiador e realista, com necessidades básicas;
  • Construção e destruição de objetos em ambiente simulado pela física;
  • Variedade de zonas e recursos únicos para incentivar a exploração;
  • Inimigos zumbis que requerem estratégia diferenciada para sobreviver;
  • Eventos regulares e imprevisíveis como o Blood Moon, criando tensão constante.